close
Notícias Paroquiais

Quarta-feira de Cinzas e Campanha da Fraternidade 2019 são celebradas na Matriz e Capelas

WhatsApp Image 2019-03-07 at 18.08.14

No todo foram 11 horários disponíveis neste dia para toda a comunidade

A Paróquia São Mateus Apóstolo celebrou na última quarta-feira (06), desde a manhã, passando pela tarde e noite, a Quarta-Feira de Cinzas e a abertura da Campanha da Fraternidade 2019. A Matriz, Capelas São Paulo, Santa Rita e Sagrada Família e a casa paroquial do Jardim Colina Verde receberam missas e celebrações voltadas a esta data tão relevante para a fé católica e a Igreja no Brasil.

Os horários das celebrações foram os seguintes: na Matriz 6h15, 15h00 e 20h00. Capela Santa Rita às 6h30 e 20h00, Sagrada Família e São Paulo 9h00 e às 20h00 e a Casa Paroquial, no Colina Verde, às 15h00 e 20h00. Todos estes locais visam atender a comunidade paroquial, em suas diversas realidades, que pode receber as cinzas e acompanhar de perto a abertura da CF 2019.

A quaresma é um período de quarenta e quatro dias, onde retiram-se os seis domingos quaresmais, nos quais não se deve fazer penitência e acrescentam-se mais dois dias, a Sexta-feira da Paixão e o Sábado Santo, que são dias de penitência, obtendo-se um total de exatos quarenta dias. Assim, o sagrado tempo quaresmal se iniciou na Quarta-feira de Cinzas, prolongando-se até a Quinta-feira Santa, antes da Missa na Ceia do Senhor. Sendo um tempo privilegiado de conversão, combate espiritual, jejum e escuta da Palavra de Deus.

“É com grande alegria que celebramos desta forma, a entrada deste tempo quaresmal, de oração, reflexão e conversão interior que possa nos levar a dar uma resposta concreta diante dos desafios que o mundo aponta para todos os cristãos. Desejamos que em comunidade possamos crescer e sair fortalecidos, abastecidos das graças de Deus e que possamos juntos celebrar uma Pascoa verdadeira, diante do Senhor que nos salva e liberta”, destaca o pároco Genivaldo Ubinge.

Em meio a este tempo, em todos os anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil incentiva e desenvolve a Campanha da Fraternidade que em 2019 tem como tema: Fraternidade e políticas públicas e lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Isaías 1,27). O objetivo, segundo a CNBB, é estimular a participação da comunidade nas políticas públicas com a palavra de Deus e a doutrina da Igreja, a fim de fortalecer a cidadania e o bem comum no país.

“A Campanha da Fraternidade é sempre um convite para que aliado a uma espiritualidade viva, possamos dar passos decisivos para um país mais digno para todas as pessoas. Neste ano o tema envolve as políticas públicas e tem por intuito nos trazer para este debate da relevância. De homens e mulheres de bem, que inclusos nos sistemas sociais podem fazer a diferença neste meio”, concluiu o pároco Genivaldo.

Para maiores informações, sobre este tempo quaresmal, como missas, participação nos grupos de reflexão e confissões entre em contato com a secretaria paroquial pelo telefone (44) 3268 2400 ou vá ao centro catequético em horário de atendimento das 8h00 às 20h00 de segunda a sexta-feira e das 9h00 ao 12h00 aos sábados.

Tags : igrejaNoticianotíciasPrincipal

Leave a Response