close
pastoral-social

Um Conselho Paroquial a serviço da animação missionária

A Igreja tem por natureza ser missionária. Há mais de 50 anos, desde a Declaração Ad Gentes do Concílio Vaticano II, a Igreja tem repetido esta importante afirmação. Significa dizer: a missão é da essência, do ser da Igreja. A missão não é o que a Igreja faz, mas o que a Igreja é. Se um grupo, uma CEB, uma paróquia; uma pastoral ou movimento, um organismo ou serviço, quaisquer expressão da Igreja não for missionária não tem razão para existir.

O mesmo que é dito da Igreja, como povo de Deus, se pode dizer de cada cristão individualmente: se o cristão não é missionário, então traí o seu Batismo. O Batismo compromete a cada um de nós com a Missão de Cristo e da Igreja.

Esta consciência da “missionariedade” da Igreja e de cada cristão vem crescendo e se desenvolvendo em meados do século XVIII, teve um ponto marcante na segunda metade do século XX, quando o Papa Pio XI criou o Dia Mundial das Missões. Este dia foi instituído para comprometer todas as comunidades na oração e cooperação missionárias. Anualmente, sempre no 3º Domingo de Outubro, animados por uma mensagem do Papa, os cristãos do mundo inteiro vem refletindo sobre a importância da missão. Animando este dia foram criadas as Pontifícias Obras Missionárias (POM), articulando todas ações e instituições missionárias da Igreja.

As POM foram criando Conselhos continentais, nacionais e regionais para o Serviço da Animação Missionária e no Brasil temos o Conselho Missionário Nacional (COMINA), Conselho Missionário Regional Sul II (COMIRE-SUL II), O Conselho Missionário Diocesano (COMIDI). E desde do 22º Plano da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Maringá, estamos nos empenhando para implantar em todas as paróquias o Conselho Missionário Paroquial (COMIPA).

Como o nome sugere, O COMIPA é um Conselho Paroquial, igual ao CPP e ao CAE. E como tal, é responsável por conduzir a reflexão e as decisões da vida paroquial. Enquanto o CPP trata de todos os assuntos referentes à pastoral, o CAE refere-se aos assuntos econômicos administrativos, o COMIPA é específico para a animação missionária. Sua responsabilidade é ajudar a paróquia a ser sempre mais missionária. Uma Igreja em saída missionária. Como tarefa confiada pela diocese, o COMIPA deve fomentar e acompanhar a paróquia na elaboração e execução do Plano Missionário Paroquial.

Nosso COMIPA é antigo e agora foi fortalecido, está bem atuante. Vamos pedir que Deus continue nos fortalecendo na consciência missionária.

Tags : artigoartigosformacoesigrejaPrincipal

Leave a Response